terça-feira, 2 de abril de 2013

Saiba Mais.


O que é o Prouni
            É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.
            Podem participar os estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola, os estudantes com deficiência e os professores da rede pública de ensino do quadro permanente que concorrerem a cursos de licenciatura, nesse caso não é necessário comprovar renda.
            Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda bruta familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Quem pode participar?
Para se inscrever no Prouni 1º/2013 é preciso ter feito a prova do Enem 2012, ter obtido no mínimo 450 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação). É preciso, ainda, ter obtido nota superior a zero na redação.

ProUni: oferta de 144 mil bolsas
Educação Superior 
15 de Janeiro de 2013
            Neste primeiro semestre de 2013, o Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação oferece 99.223 bolsas integrais e 45.416 parciais. Os candidatos podem conferir as bolsas, vagas e cursos disponíveis no site do ProUni. As inscrições serão abertas na quinta-feira, 17/1, e vão até as 23h59 do dia 21/1, pelo horário de Brasília.
            O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou que o ProUni é uma forma de o estudante de baixa renda ter acesso à educação superior. "É enorme o interesse por entrar numa universidade e fazer curso superior, e o ProUni é uma nova possibilidade", lembrou Mercadante. "Com o programa, os estudantes de baixa renda podem estudar de graça em uma universidade particular."
            Criado pelo governo federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, o ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Kleber Góes

O que é o PROSEL???


PROSEL
            O Prosel é uma das formas de acesso aos cursos de graduação e é destinado aos candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente, ou que estejam concluindo no ano de sua aplicação. Sua realização acontece em três etapas consecutivas num único ano.
O candidato obrigatoriamente deverá realizar três etapas.
A primeira etapa envolve 56 questões objetivas referentes ao conteúdo programático do primeiro ano do Ensino Médio.
A segunda etapa envolve 60 questões objetivas referentes ao conteúdo programático do segundo ano do Ensino Médio, incluindo língua estrangeira.
A terceira etapa é composta por 54 questões objetivas referentes ao terceiro ano do Ensino Médio, língua estrangeira e ainda uma redação. O candidato que faltar a qualquer uma das etapas é automaticamente eliminado e terá de submeter-se no ano seguinte a um novo Processo Seletivo
Você pode baixar editais, conteúdo programático e outros documentos referentes ao PROSEL na seção "Downloads".

Atenção Alunos fiquem ligados.


PRISE
O QUE É O PRISE?
Resultante de estudos e discussões, o PRISE surgiu respaldado na concepção de que o ingresso deve ser assumido como um processo que envolve o estudante em toda a sua trajetória no Ensino Médio, possibilitando à Universidade efetivar, na prática, a tão buscada integração entre os níveis de ensino.
COMO SE PROCESSA A AVALIAÇÃO SERIADA?
O PRISE possibilita o ingresso do aluno no Ensino Superior através de uma avaliação gradativa e gradual, ao término de cada série do Ensino Médio, com uma prova na qual serão propostas questões relacionadas aos conteúdos programáticos da série correspondente.
Significa o aperfeiçoamento constante dos critérios da avaliação para acesso ao Ensino Superior com reflexos positivos na qualidade das escolas de Ensino Médio.

COMO PARTICIPAR?
Os participantes do PRISE são alunos que optaram por este programa estando regularmente matriculados na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio em escolas cadastradas na UEPA para o referido programa. Para se inscrever, o aluno deverá cumprir as exigências constantes no Manual do Candidato, publicado anualmente.
CLASSIFICAÇÃO:
A classificação dos candidatos observará a ordem decrescente do total de pontos obtidos no conjunto das provas (1ª, 2ª e 3ª etapas).  
OS CURSOS DA UEPA:
1 - Medicina;
2 - Fisioterapia;
3 - Terapia Ocupacional;
4 - Enfermagem;
5 - Educação Física;
6 - Pedagogia;
7 - Lic. Plena em Matemática;
8 - Educ. Artística Hab. em Música;
9 - Formação de Professores para o Pré-Escolar e 1ª a 4ª Série do Ensino Fundamental;
10 - Bacharelado em Música;
11 - Engenharia de Produção;
12 - Engenharia Ambiental;
13 - Tecnologia Agroindustrial;
14 - Desenho Industrial;
15 - Letras-Secretariado trilíngüe (bacharelado);
16 - Ciências da Religião.
Campus Tucuruí O núcleo da Universidade do Estado do Pará (UEPA) está localizado no Bairro Santa Mônica em Tucuruí, sudeste do Pará, foi implantado em 1999. O primeiro curso do Campus foi Educação Física. A partir de 2001, o núcleo passou a oferecer o curso de Pedagogia e, em 2004, o curso de enfermagem. Atualmente o Campus tem 291 alunos matriculados e divididos em 8 turmas. A Universidade oferece laboratório de ensino de biologia, biofísica e histologia, microbiologia, parasitologia e patologia, anatomia, bioquímica, fisiologia e farmacologia, semiologia e semiotécnica, urgência e emergência, ginástica e dança e laboratório de musculação. O núcleo também possui um laboratório de pesquisa de biociências, laboratório de informática e biblioteca com aproximadamente 70 títulos e 2.700 exemplares.
Kleber Góes

Seletiva para os JEP'S

Kleber Góes

Horário das Avaliações

Kleber Góes